Autor de ‘A Mística da Visita aos Pobres’ diz que deseja promover o debate

09/06/2011 07:52

A visita semanal aos Pobres é uma atividade obrigatória das Conferências Vicentinas. No entanto, muitas vezes, ela não é feita da forma adequada. Com a perspectiva de otimizar este trabalho, o vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), confrade Carlos Henrique David – popularmente conhecido pelo apelido de Kaike – lança o livro ‘A Mística da Visita aos Pobres’.
A obra contém 10 textos que relatam a importância das visitas aos assistidos. ““Não quero ensinar, mas dar uma oportunidade de debater o tema. Temos confrades e consócias que caem em uma rotina de visitas que não pode existir”, menciona Kaike. (CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA A SEGUIR)
O livro tem 72 páginas e custa R$8, mais 20% da taxa de remessa. Ele está à venda no CNB. Os interessados devem fazer o depósito em uma das contas do CNB (NÚMEROS ABAIXO) e enviar o comprovante de pagamento para a Rua do Riachuelo, 75, centro, 20230-010 - Rio de Janeiro (RJ). O comprovante também pode ser enviado por e-mail (secretaria@ssvpbrasil.org.br) ou fax (21) 2232-3914.
BANCOS PARA DEPÓSITO:
Banco do Brasil: Agência 1251-3 c/c: 103.024-8 - nominal ao Conselho Nacional do Brasil
Banco Real: Agência 0201 - c/c: 8784463-2 - nominal ao Conselho Nacional do Brasil
Banco Bradesco: Agência: 1791-4 - c/c: 031550-8 - nominal ao Conselho Nacional do Brasil

 


SSVPBRASIL – O que o motivou a publicar o livro?
Kaike - Na verdade, o livro é uma reunião de artigos que escrevi para a revista do Conselho Metropolitano de São Paulo, ‘Voz de Ozanam’. Todos os textos dissertavam sobre a Visita Domiciliar. Como muitas pessoas comentaram que as leituras dos artigos ajudavam-nas para uma reavaliação de como estavam as visitas aos assistidos, entendi que seria interessante o livro para um maior e melhor debate no seio da SSVP, já que isso é a essência do trabalho caritativo da SSVP.

SSVPBRASIL – Na prática, como você espera que a obra possa contribuir no dia a dia dos vicentinos e assistidos?
Kaike – Espero que o livro “A Mística da Visita aos Pobres” contribua para que os vicentinos possam meditar e analisar como estão sendo feitas as visitas domiciliares pelas Conferências. A obra não é algo pronto, que quer ditar uma regra ou ensinamento para as visitas. Pelo contrário, queremos propor que aprofundemos este debate na SSVP. Nossas visitas são transformadoras? Nossas visitas semanais podem ajudar na mudança de estrutura das famílias visitadas? E por aí vai. Queremos melhorar sempre nosso trabalho junto aos Pobres. Isto feito, o beneficio às Famílias assistidas virá naturalmente.
 

SSVPBRASIL - O que os leitores poderão encontrar no livro?
Kaike - Uma oportunidade de meditar mais e melhor sobre as visitas. O livro é como eu e como a SSVP: bem simples. Procuramos falar a linguagem que o vicentino conhece e gosta, muita simplicidade. Encontrarão ainda uma “provocação” para aprofundar o debate sobre o tema nas Conferências de adultos ou de crianças e adolescentes, nos Conselhos, nas Obras e nas Comissões de Jovens.
 

SSVPBRASIL – Como você descreveria a emoção de publicar uma obra?
Kaike – É muito legal o momento que você recebe o livro acabado, pronto. É uma emoção forte. Sempre tive o sonho de escrever um livro, agora chego ao momento de ver o sonho realizado. Mas sonho em conseguir escrever mais livros e não morrer antes de escrever uma obra de ficção.
 

SSVPBRASIL – A quem você dedica este livro. Por quê?
É difícil nomear algumas pessoas... Dedico à minha família que foi a responsável por tanta coisa na minha vida. Aos amigos e amigas vicentinos, alguns essenciais para meu crescimento como homem, como cristão e como vicentino. E aos meus assistidos, que me ensinam tanto e são fontes dessa oportunidade do contato íntimo com Deus.

 

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL