‘Beah’ e ‘Identidade Nação’ animam a Romaria Nacional este ano
As histórias têm origens diferentes, no entanto, se encontram em dois pontos comuns: o amor pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e a música. Foi assim que surgiram as bandas vicentinas Beah (da área do Conselho Metropolitano de São Carlos – SP) e Identidade Nação (Conselho Metropolitano de São José do Rio Preto - SP). São elas que vão animar a Romaria Nacional a Aparecida, nos próximos dias 9 e 10 de abril.
Em entrevista ao SSVPBRASIL, os integrantes comentam sobre a perspectiva para o maior evento vicentino do mundo.
A Banda Identidade Nação (FOTO) vai fazer a abertura da Via Sacra ao Morro do Cruzeiro; já o grupo Beah toca na Festa Regulamentar de Ozanam, domingo, na Praça das Palmeiras.
Para membros da Beah, tocar na Romaria é “um verdadeiro coroamento da caminhada”
Guilherme Camargo, 19 anos, contrabaixo; Paulo Bispo, 22 anos, voz principal, guitarra e violão; Daniel Campos, 24 anos, baterista; Matheus Camargo, 15 anos, violão e guitarra; e Luís Bispo, 19 anos, backing vocal. Esta é a formação atual da banda Beah. Ela foi iniciada em 2007 para atender a uma necessidade do Conselho Central de Itápolis, que precisava de um grupo para animar um curso. Os músicos aceitaram o desafio e, desde então, nunca mais pararam.
Para os membros, o convite para animar a 41ª Romaria Nacional dos Vicentinos a Aparecida significa “um verdadeiro coroamento da caminhada, pois sempre acreditamos na seguinte passagem bíblica ‘Confia no Senhor e tem coragem’, e foi assim que acolhemos este desafio. Foram vários degraus subidos em passos lentos, mas que se tornaram grande incentivo para a Romaria”.
Questionados sobre o que os confrades e consócias podem esperar do show do grupo, eles respondem. “Os vicentinos e visitantes da Romaria podem esperar animação, pois esperamos alegrar ainda mais este encontro na casa da Mãe e mostrar, acima de tudo, o carisma vicentino que nos move. Também, de nossa parte, poder conhecer inúmeros vicentinos do Brasil para que possamos trocar novas ideias”.
ORIGEM DO NOME
O nome Beah é a junção das siglas: B (Banda), E (Espírito Santo, aquele que nos guia a todo momento’, A (Altíssimo) e H (pois somos filhos de Deus, na condição de homens).
Da periferia para a o palco da Romaria Nacional
A banda Identidade Nação orgulha-se das origens. Nasceu em um projeto social realizado na Paróquia Santo Antônio, no bairro Parque da Cidadania, periferia de São José do Rio Preto. Tamanha é a satisfação de ter vindo das camadas mais vulneráveis, que os membros decidiram trazer a valorização humana no nome, explicam Mário de Oliveira (vocalista) e Nelson Junio (presidente do CM São José do Rio Preto). “O nome Identidade Nação é fruto da perspectiva de observação e questionamentos sobre a vida das pessoas: Um povo com essência e característica de Brasil que exige respeito aos seus direitos; o nome é uma tentativa de estimular nas pessoas, por meio das nossas músicas, o questionamento: Quem você é como ser humano digno (Identidade)
e também valorizar a cultura brasileira (Nação)”.
O grupo é formado por: Mario de Oliveira, 37, Vocalista e violão; José Roberto Augusto, 25, rapper; Raiza Fernandes Oliveira,18, vocalista; Andréia Dias de Assis, 24, vocalista; Anderson Santos, 28, vocalista; Rafael Andrade, 23, percussão, carrom e pandeiro; Douglas Antonio Neves, 25, bongo e pandeiro; José Diarley, 27, percussão; e Venceslau Dutra Gomes,31, cavaquinho.
O ‘Identidade Nação’ está orgulhoso por animar a concentração da Via Sacra pelo terceiro ano consecutivo. “Para todos do Grupo é sempre uma grande satisfação, alegria e estímulo poder participar de qualquer momento dentro da Romaria Nacional, pois é um evento de nível nacional, e possibilita uma grande visibilidade. Temos a responsabilidade e o compromisso de "cantar o que se vive"; esta é a nossa proposta”.
Os membros prometem uma apresentação muito animada. “Vamos tentar animar as pessoas para a subida do Cruzeiro na Via Sacra. O Público pode esperar espiritualidade vicentina, consciência crítica, alegria cristã, sons diversificados: MPB, samba, axé, rap e pop tock, tudo na temática cristã; além de alegria e compromisso de evangelizar de maneira atualizada”, encerra.
FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL